Hoje à noite, com o surgimento das primeiras estrelas no céu, se inicia, para mim, uma das mais belas celebrações judaicas, o Pessach.

O Pessach comemora a liberdade do povo judeu das garras do Faraó do Egito, em busca da Terra Prometida, porem esse sentido é simbólico e profundo. Relaciona-se a busca da liberdade emocional, das garras do hábito e de tudo aquilo que nos impede de sermos livres e expressar nossa essência divina. O tempo de escravidão das crenças e da falta de coragem estão sendo colocados a prova. Deus cumpre essa promessa diariamente de nos libertar do ego, das fraquezas e das pressões sociais.
Pessach é uma palavra judaica que significa "passar além", mas não geograficamente, mas simbolicamente; ir em busca daquilo que tem significado para alma, a terra prometida é o lugar dentro de nós de conexão com o divino, independente de ser judeu ou não, essa fenda de energia cósmica está disponível para todos os filhos da terra.
Hoje, por todo o mundo famílias judaicas reúnem-se à mesa para agradecer esse enorme presente de serem livres.
Pessach é, portanto, a celebração da liberdade.
Pessach e a Páscoa cristã possuem uma semelhança: ambas festejam a passagem. Enquanto a Páscoa cristã celebra a passagem de Jesus da morte para a vida, ou seja, a ressurreição, a Pessach é a celebração da libertação do povo hebreu do regime de escravidão sob o qual viviam no Egito.
Preste atenção a energia que está fluindo pois significa superação, coragem e ação.... buscar a terra prometida requer perseverança e fé, muitas pedras podem aparecer no caminho, mas um buscador sabe ter forças para sempre ir alem de seu ego, de seus medos.
Minha sugestão é que você sintonize com esse vibração com bons pensamentos, postura de gratidão e reverência por uma oportunidade de se libertar das garras da mente e sentir o amor divino. Acenda um incenso e limpe energeticamente sua casa, faça uma doação simbólica aos necessitados e troque a reclamação pelo elogio e a crítica pela humildade.
Que assim seja!
Feliz Pessach a todos! (CHAG PESSACH SAMEACH)
